CUPINS

Os cupins são socialmente organizados e cada integrante possui uma função pré- definida. Assim, não há peça de madeira, celulose e derivados que resista ao poder devastador dos cupins.

Os insetos xilófagos produzem ruídos ao desgastar a madeira que são inaudíveis aos ouvidos humanos e só podem ser ouvidos com sofisticados equipamentos de ampliação de som.

Os cupins não são vetores de doenças ou agentes perniciosos ao homem, sejam infecciosos, parasitários, ou de outra natureza. Observa-se que as chances de contato com os humanos são mínimas, posto que os cupins vivem ocultos no interior das colônias, exceto nos curtos períodos em que ocorrem as revoadas.

Descobre-se a infestação de cupins buscando-se principalmente as pistas deixadas por estes insetos nos locais atacados. Os cupins de madeira seca liberam os resíduos fecais secos e granulados que se acumulam próximos às peças afetadas. Isto é fácil de ser observado nos componentes ocultos que permanecem sem limpeza freqüente, como a face superior dos forros de madeira, madeiramento dos forros de estuque, etc.

Onde a limpeza é freqüente, como no mobiliário deve-se procurar os pequenos orifícios (de 1 a 2mm) na superfície da madeira e os resíduos fecais acumulados em cantos e frestas que são normalmente mais difíceis de serem limpos. Após os cupins eliminarem parte dos resíduos fecais pelos orifícios da madeira, eles os vedam novamente com uma película normalmente de coloração marrom.

O controle de cupins não é de fácil realização, e por isso a REAL a cada dia mais investe no treinamento especializado dos seus funcionários, a fim de realizar o melhor trabalho possível em termos de descupinização. O conhecimento da biologia desses insetos é base fundamental na adoção de medidas preventivas e curativas. Seus hábitos de vida, reprodução, exigências quanto à temperatura e umidade são alguns fatores que determinam procedimentos a serem adotados no seu controle.

A prevenção e o extermínio de cupins são serviços que realizamos com freqüência, sempre obtendo ótimos resultados e garantindo a eficácia do tratamento por um período que pode chegar até a 15 anos. São utilizados diversos sistemas de tratamento em forros, pisos, paredes e móveis de madeira, sendo cada caso avaliado cuidadosamente, orientando a melhor solução para a preservação do seu patrimônio. O produto utilizado no serviço de descupinização tradicional é injetado ou pincelado na madeira em pontos estratégicos.

Os cupins de madeira seca atacam apenas a madeira de móveis e muito raramente eles migram para outros lugares. Mesmo com essa característica, o tratamento exige tanta técnica e experiência, pois dependem de uma descupinização localizada.

O importante é realizar o controle de cupins assim que os primeiro sinais aparecem. O aparecimento dessa praga se constata pelo aparecimento de um pó, claro ou escuro, constituído de um granulado.