CONTROLE DE PRAGAS

Controle de Pragas é o tratamento por meios físicos, inseticidas ou biológicos destas infestações aos níveis tolerados ou recomendados. Como o próprio nome diz, Controle de Pragas são ações periódicas nos locais onde foram detectadas as infestações ou ainda em outros locais como prevenção, afim de que haja um raio de proteção contra as pragas.

A REAL EXPURGO é especializada em desinsetização em geral, desratização e descupinização, atuando com muita seriedade, eficácia e segurança. Trabalha de acordo com as normas determinadas pelo Ministério da Saúde. Ainda, a empresa fornece certificado de garantia dos serviços prestados de controle de pragas e desinsetização, visto que possui funcionários capacitados e modernos equipamentos para o desempenho de suas funções.

Num estágio de desenvolvimento do país onde a apologia da Qualidade e Eficiência é a linha mestra de todo o planejamento e processo de decisão, torna-se cada vez mais importante que o setor responsável pela armazenagem e conservação da produção agrícola concentre seus esforços no sentido de reduzir os altos níveis de perdas existentes. Hoje, a bem da necessidade de crescer e alimentar o Brasil e o planeta busca-se reduzir as perdas a níveis próximos à zero, através do aperfeiçoamento do processo de manejo, que vai desde a escolha de variedades e pontos de colheita, até o seu depósito em silos ou armazéns.

Os principais danos causados pela presença e pelo ataque dos insetos aos produtos armazenados são:

  • Perda de peso e redução do valor comercial do produto;
  • Perda de qualidade;
  • Alteração de cor, sabor e qualidade;
  • Presença de fragmentos e fezes dos insetos;
  • Perda de vigor e germinação das sementes.

Dois fatores são fundamentais para evitar a presença de insetos: Limpeza dos Ambientes e Proteção Física. Esses dois trabalhos implementados sim, é que contribuem significativamente para a redução de infestações.

Ciente destes prejuízos, a REAL EXPURGO aliada a qualidade em serviços prestados, onde procurou formar um corpo técnico especializado, amplamente treinado através de cursos e palestras, combatendo todos os insetos em seus diversos estágios de desenvolvimento.

ETAPAS DO CONTROLE DE PRAGAS

Inspeção Inicial:

Inicialmente para um controle de praga eficaz, se faz uma inspeção minuciosa de todas as dependências do imóvel e avaliação dos níveis de infestação com posterior mapeamento das instalações, dando-se a elas níveis de criticidade.

Identificação de Pragas:

Caracterização das pragas que infestam os setores. Esta etapa do processo de Controle de Pragas implica inicialmente no conhecimento básico da morfologia dos roedores, insetos rasteiros e voadores, pragas típicas da região etc. Esse perfil de ocorrências é registrado em formulário desenvolvido para cada instalação, reunindo dados de observação de focos e resultados das inspeções.

Sistema de Monitoramento:

Implantação de um sistema efetivo de monitoramento no Controle de Pragas, onde os registros técnicos são devidamente documentados. São os históricos de cada instalação que irão determinar parâmetros de coordenação e ajuste do Controle Integrado. Através dele são definidas as melhores ações preventivas, os detalhes das inspeções de controle e as técnicas de tratamento, equipamentos e produtos mais eficazes para o conjunto de ocorrências. Estações de monitoramento no Controle de Pragas são instaladas em pontos estratégicos das instalações. Estas estações são mapeadas e examinadas periodicamente, e servem de indicadores de presença de pragas e, conseqüentemente, vulnerabilidade do sistema de proteção aos pontos críticos.

Controle Químico:

O controle químico requer muita atenção, pois envolve manipulação de princípios ativos que exigem conhecimentos técnicos e cuidados de segurança. Além disso, prevê equipamentos de proteção individual EPI’s, tempo de permanência do princípio ativo nas áreas, periodicidade mais adequada, uso adequado de produtos legalmente indicados e sua toxicologia, descartes de embalagens etc. O Controle Químico está presente para complementar as orientações de limpeza e higiene. Os insetos são atraídos a determinados locais pela presença de resíduos ou odores. Despensas e áreas de preparo de alimento, lixeiras e depósitos de materiais são os principais focos de concentração de insetos. Muitas espécies habitam locais úmidos.

Técnicas de Controle de Pragas – Insetos Rasteiros

Tratamento de Superfície:

O Controle de Pragas para superfície é através da aplicação de calda inseticida de maneira uniforme sobre as superfícies, rodapés, na junção entre as paredes e o piso, através de pulverizadores manuais, de forma que os insetos que os percorram sejam contaminados pelos microscópicos cristais dos inseticidas aplicados.

Tratamento Localizado:

O Controle de Pragas para tratamento localizado é através de aplicação de calda inseticida diretamente nos esconderijos e abrigos dos insetos, localizados nas pequenas frestas, reentrâncias, rachaduras, gretas e ninchos existentes nas superfícies e junções, através de pulverizadores manuais, visando principalmente o extermínio das baratas germânicas, aranhas e escorpiões.

Tratamento do Perímetro:

O Controle de Pragas para tratamento do Perímetro é através de uma aplicação de barreira química protetora em torno das instalações tratadas. A aplicação dessa espécie de anel protetor impedirá o acesso de novos insetos rasteiros ao interior da área alvo, evitando-se assim novas manifestações.

Com um moderno e eficiente método de desinsetização garantimos a eliminação de qualquer tipo de inseto rasteiro. Nosso corpo técnico é constituído por profissionais que estudam desde a melhor fórmula do produto utilizado até a biologia e hábitos das pragas.

Técnicas de Controle de Pragas - Insetos Voadores e Traças

Tratamento espacial:

Saturação do ambiente com microgotículas de calda inseticida, as quais serão levadas a todas as partes do recinto assim tratado, pelas próprias correntes de ar ali existentes. Devido às pequenas dimensões dessas gotículas, elas ficam por longo período de tempo em suspensão no ar ambiente e são capazes de penetrar em todos os espaços da área, incluindo os esconderijos dos insetos.

Os insetos sempre existiram e têm um papel benéfico na natureza, o homem é que causou um desequilíbrio no meio ambiente, a relação de auto controle foi perdida causando o aumento de espécies dominantes e extinção de outras. As doenças, danos e prejuízos causados pelo crescimento da população de insetos os transformam em pragas.