HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA DE CAIXAS D'ÁGUA
A caixa d'água é um reservatório de água que necessita de manutenção e limpezas periódicas, evitando assim, o acúmulo de lodo e outros detritos que vem com a água e também evitando a presença de doenças na água. A limpeza da caixa não é um processo tão simples como todo mundo pensa, trata-se de um processo etapas que devem ser seguidos à risca para que a limpeza seja efetiva.
Além disso, a empresa que for prestar o serviço, deve estar habilitada nos principais órgãos competentes, a Real Expurgo, através dos seus anos de experiência, garante a melhor qualidade da água, prevenindo a presença de doenças e detritos nas mesmas.
Como é feito a limpeza das caixas da água?
Primeiramente é muito importante que a empresa esteja vinculada aos principais órgãos competentes para limpeza e desinfecção de reservatórios, além disso, procedimentos de segurança são necessários para a limpeza da mesma. Os colaboradores, além de contarem com a longa experiência, recebem treinamentos operacionais, treinamentos para NR33 (espaços confinados) e NR35 (trabalho em altura), estes que são de fundamental importância para que o trabalho seja realizado da forma correta.
Inicialmente o reservatório é totalmente esvaziado (recomenda-se que o cliente feche o registro horas antes para utilização da água, evitando assim o desperdício). Posteriormente, o ambiente todo o material estanho é removido da caixa para a limpeza de toda a sua extensão com desinfetante. Após o término do serviço, a Real Expurgo dispõe de um certificado de garantia de limpeza de caixas d'água que somente empresas habilitadas a Secretária da Saúde podem emitir.
Após a limpeza, é importante que se faça uma análise qualitativa da água, principalmente quando a mesma é destinada ao consumo. As amostras são enviadas ao laboratório para avaliação dos parâmetros microbiológicos e fisioquímicos, comparando assim com os limites especificados pela legislação.